Qual o Melhor sistema de Ecommerce? WooCommerce ou OpenCart

Qual o melhor builder de ecommerces? WordPress ou OpenCart? essa é uma pergunta muito comum que chega a mim diáriamente de clientes querendo migrar de uma plataforma para outra, e etc…

Apresentação do Redator e introdução do tema

Antes de ouvir uma opinião e ver o comparativo, é importante saber quem sou, prazer, me chamo Lucas Andrade, sou CEO da Nixem, Empresa de hospedagem de websites, e cofundador da Mediaz, Agência de webdesign focada em wordpress (mas que também atende OpenCart), e da Software house Vedrak, que é focada em soluções para Opencart, e também desenvolve para WordPress.

Ou Seja, Estou a todo momento estando em contato com ambas as tecnologias, seja dando pitaco nas empresas que não sou tão ativo apesar de ser sócio, ou na própria empresa que administro.

Tentarei ser o mais isento possível nesse comparativo, todavia, posso afirmar fácilmente que meus relatos podem não descrever 100% da realidade, tendo em vista que mesmo somando as 3 empresas, atendemos 20 vezes (VINTE VEZES) mais websites WordPress em comparação com OpenCart.

Comparativo entre WooCommerce e OpenCart

Custo

Ambas as plataformas são gratuitas, todavia, vocês não utilizarão apenas os utilitários core para a confecção de seu website, necessitando no mínimo de um meio de pagamento devidamente instalado (Diria que possivelmente um serviço de frete também, mas existe o caso de pessoas que querem vender ativos virtuais, daí não é necessário.).

Para tal, o WooCommerce apresenta uma “paleta” de opções gratuitas bem maior que o OpenCart, em exemplos práticos, pegando a média de gateways mais utilizados no mercado Brasileiro, tal qual, Mercado Pago, PagSeguro, Paypal, Picpay, Juno e Cielo, o WooCommerce tem todas as opções gratuítas, (questionável a Cielo, que é uma porcaria o plugin gratuito, e recomendo pegar o pago.), já no OpenCart, o único gratuito até então é o PayPal.

nesse caso, damos a vitória ao WooCommerce.

Facilidade de confecção de um site

Na facilidade de criação de um website, temos aqui outra vitória Fácil do WooCommerce.

O WooCommerce

Escalabilidade de Tráfego

Esse é um ponto que o OpenCart vence com certa facilidade. Se teu projeto é algo pontual, ex: uma loja de ebooks, ou uma lojinha que não vai ter tantos acessos, não faz tanta diferença usar OpenCart ou WooCommerce. Todavia, se tu pretende escalar, ter, 100-200-500 pessoas comprando ao mesmo tempo, o WooCommerce irá “engasgar” com maior frequencia, e fará com que tu gaste MUITO MAIS com servidor.

Nisso estou falando literalmente com sites MUITO OTIMIZADOS. isso se dá pelo motivo prático de que: O WooCommerce , apesar de ser muito completo (de certa forma diria que até mais que o OpenCart), é um plugin, em uma ferramenta generalista, Já o OpenCart é feito para ser um ecommerce.

Explicando de outras forma: todo processamento de requisição do WooCommerce , passará por um loop no wordpress, irá passar todos os jobs associados em todos os plugins necessários, os temas, por melhores que sejam, são feitos para multi-disciplina, terão funções inuteis executando no core, e etc… causando assim um gasto enorme de recursos.

Metrificando o gasto de recursos e desempenho comparando 2 sites similares altamente escalados, tivemos o número de 12 vezes mais gasto de recursos de servidor no WooCommerce , e o triplo do tempo em navegação (tempo de carregamento de páginas e etc…) contando desde a abertura do site até a uma compra teste.

Conclusão

A Conclusão do artigo, e recomendação que sempre dou aos meus clientes de Nixem é: estude seu case.

Onde Usar o WooCommerce

Se tu por exemplo, está com pouco dinheiro, e quer fazer algo para testar, vai de WooCommerce, tu vai ter poucas dores de cabeça, consegue montar teu site sozinho usando um teminha decente como o Astra + Elementor, ou, se não estiver nem aí para customização, mete o loco com o storefront mesmo, tu não precisa de uma agência para fazer todo o processo pra ti nesse caso.

Onde usar o OpenCart

Agora se tu tem por exemplo uma loja já consolidada no mercado, e está vindo para o digital, porém já tem um publico base elevado, e espera ter vários usuários acessando tua plataforma e comprando ao mesmo tempo… aí a recomendação é: tira o escorpião do bolso, paga uma agência de webdesign (Recomendo a Mediaz, empresa que sou sócio inclusive.), e tenha teu projeto todo feito no OpenCart. a plataforma ser mais àgil para o comprador irá tirar muito tua taxa de rejeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.